Ciclismo. Rui Oliveira vence Prova de Abertura

O português da UAE Emirates correu pela seleção nacional e bateu César Martingil, do Sporting-Tavira, e Luís Mendonça, da Rádio Popular-Boavista

Rui Oliveira foi o vencedor da Prova de Abertura/Região de Aveiro, a primeira corrida da época e pontuável para a Taça de Portugal. O ciclista da UAE Emirates correu pela seleção nacional e superou a concorrência de César Martingil, do Sporting-Tavira, e de Luís Mendonça, da Rádio Popular-Boavista. Iúri Leitão, da Sicasal/Constantinos, foi o melhor sub-23, terminando em oitavo na geral.

No terceiro consecutivo em que Aveiro recebeu a abertura da época nacional de ciclismo, a etapa com partida em Sever do Vouga e chegada a Estarreja foi completamente dominada pelo ciclista de 22 anos. "Foi uma vitória impressionante, tive companheiros de seleção que me ajudaram bastante, rapazes que vieram do BTT a trabalhar com classe World Tour para podermos ganhar. Só tenho de agradecer a todos os companheiros. Foi uma vitória que já procurava há muito", salientou Rui Oliveira, que concluiu os 162,4 quilómetros em 3h51m08s.

A equipa Portugal, de resto, juntou o triunfo coletivo ao individual, com a Sicasal/Constantinos a ser a melhor formação de clube. Rui Oliveira e Iuri Leitão lideram assim as gerais de elite e de sub-23 da Taça de Portugal, sendo a próxima competição pontuável a Clássica da Arrábida, a 17 de março. Antes, de 20 a 24 deste mês, o pelotão nacional de elite irá correr com alguns dos grandes nomes do ciclismo internacional na 45.ª Volta ao Algarve.