Economia

Efacec vence concurso para quatro novas centrais fotovoltaicas

Santa Maria nos Açores, Moura em Beja, Vila Nova de Famalicão e Guimarães se localizam estas novas centrais 

A empresa líder em auto consumo solar fotovoltaico a nível nacional venceu um concurso para a execução de quatro novas centrais fotovoltaicas, Açores, Beja, Vila Nova de Famalicão e Guimarães. Com os ganhos destes novos projetos, a Efacec irá plantar 70 mil árvores e reforçar a aposta em soluções que promovam a sustentabilidade ambiental. 

Em comunicado, a empresa explicou que as centrais de Vila Nova de Famalicão e Guimarães terão uma capacidade de 1,43 MW e de 1 MW e irão emitir cerca de mais de cinco mil de CO2, equivalente à plantação de 37 mil árvores que irá dar energia a 1.049 habitações. Estas foram adjudicadas pelo cliente TMG Textile e TMG – Automotive. 

A central fotovoltaica de Moura com 1 MW, em Beja, adjudicada pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva S.A, irá permitir distribuir energia para 801 habitações, reduzindo a pegada ecológica e "evitando a emissão de 901 toneladas de CO2, o equivalente à plantação de cerca de 20 mil árvores", explicou a Efacec. O projeto irá utilizar tecnologia de seguidor de um eixo que permite otimizar a produção de energia, a partir do sol, ao longo do dia.

Já a central na ilha de Santa Maria, nos Açores, terá capacidade de 600 kw e o objetivo é tornar a ilha energeticamente independente, abastecendo 500 habitações, o que previne uma produção de 504 toneladas de CO2.