Apreendido meixão no valor de 855 mil euros

Operação “Freshwater” da GNR em Setúbal

A Operação “Freshwater” da GNR apreendeu meixão no valor de 855 mil euros a preços finais dos países europeus e mercados asiáticos, tendo detido cinco homens, em Setúbal.

O Comando Territorial de Setúbal, através do seu Núcleo de Investigação Criminal (NIC) deteve cinco homens com idades entre os 20 e os 50 anos, por pesca ilegal, contrabando e tráfico internacional de meixão, em Setúbal.

No âmbito de uma investigação que decorre há mais de um ano, foram realizadas várias ações de fiscalização e uma busca domiciliária, foram apreendidos ao todo 114 quilos de espécimes “anguilla-anguilla”, 2.600 euros em numerário,19 malas de viagem, um carro e diverso material para conservação e preparação destinado ao contrabando internacional.

A enguia europeia (anguilla-anguilla), que na fase larvar é conhecida por meixão, estando está classificada como espécie em perigo, tem vindo a sofrer um acentuado decréscimo nos últimos anos, em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução. Os 119 quilos de meixão correspondem a mais de mais de 400 000 espécimes com um valor estimado de 855.000 euros no mercado final, os países europeus e asiáticos.

O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural, segundo revelou o oficial de Comunicação e Relações Públicas do Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana, major Nuno Carocha Gonçalves

Os detidos foram constituídos arguidos e presentes no Tribunal Judicial de Grândola, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.