TikTok é usada por predadores sexuais, alertam especialistas

Maioria de utilizadores da aplicação de vídeos são crianças e adolescentes

A aplicação de partilha de pequenos vídeos TikTok, campeã de downloads e com 500 milhões de utilizadores regulares, ameaça a segurança das crianças e adolescentes, que ficam em risco de cair nas mãos de predadores sexuais.

O ritmo de crescimento da TikTok e a preferência dos mais jovens por esta aplicação acionou os alarmes de especialista de comportamentos de risco nas crianças.

A instituição inglesa de jovens em risco Barnardo’s já emitiu um alerta, adiantando que a aplicação está a ser usada por predadores sexuais, que usam a caixa de comentários para incentivar crianças, desde os oito anos, a filmarem atos sexuais.

A idade mínima para o download e utilização da aplicação é de 13 anos, sendo que até aos 18 anos é exigido o consentimento dos pais, mas mesmo crianças mais novas utilizam a TikTok.

“Sem as medidas de segurança adequadas, o facto de as crianças poderem transmitir vídeos de si próprias  pode fazer com que se tornem alvos de abusadores nos seus próprios quartos. É essencial que os pais conhecem e compreendam as tecnologias que os seus filhos estão a usar e que garantam que têm as devidas medidas de segurança”, lê-se no comunicado da Barnardo, citado pela imprensa inglesa.