Porto de Setúbal. Carros da Auroeuropa já foram carregados

As cerca de 23 mil viaturas da Autoeuropa que estiveram, durante a greve dos estivadores, paradas no Porto de Setúbal já foram carregadas. 

A garantia foi dada por Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, acrescentando que, também as “cerca de 800 viaturas produzidas por dia estão a ser escoadas, conforme foi previamente definido”. 

Acordo no porto de Setúbal orgulha responsáveis políticos

O acordo que permitiu a integração de 56 dos 90 estivadores precários nas empresas Operestiva e Setulsete já tinha merecido, no mês passado, palavras de apreço por parte da Ministra do Mar. 

Ana Paula Vitorino afirmou durante a audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar, que o acordo assinado em dezembro entre o Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL) e as empresas de trabalho portuário de Setúbal é uma situação que “orgulha” os responsáveis políticos. 

“Quero que fique bem claro que não há cedências desastrosas do governo, porque o governo não negociou cláusulas. Patrões e sindicato negociaram cláusulas e houve cedências de parte a parte, como é natural. Fizeram o acordo que entenderam”, afirmou. 

 “Temos hoje uma situação no Porto de Setúbal diferente da que tínhamos em 29 de novembro”, referiu e deixou claro que a situação no porto de Setúbal é “semelhante à que existe nos outros portos nacionais”. Sobre este porto, a ministra disse ainda que durante muitos anos “prevaleceu no Porto de Setúbal aquilo que era uma longa tradição no setor portuário” no que diz respeito à contratação deste tipo de trabalhadores.