Comissão de Saúde aprova audição de ministra e do Conselho Diretivo da ADSE

 Audição foi requerida pelo BE

Foi aprovada esta quarta-feira, por unanimidade, pela Comissão de Saúde, a audição da ministra da Saúde, Marta Temido, e do Conselho Diretivo da ADSE acerca da “ameaça” de interrupção da prestação de cuidados de saúde a beneficiários do subsistema de saúde, de acordo com o Bloco de Esquerda (BE).

"Os principais grupos económicos a operar na área da saúde em Portugal ameaçaram acabar com os acordos que têm com a ADSE, obrigando os beneficiários do subsistema a pagar, à cabeça, a totalidade dos cuidados de saúde prestados nos hospitais privados", refere o BE, citado pela agência Lusa.

"Estes são os mesmos grupos económicos – Luz Saúde, José Mello Saúde, Lusíadas, Trofa e Hospital Privado do Algarve- que entre 2015 e 2016 sobrefaturaram, indevida e abusivamente, 38,8 milhões de euros à ADSE", acrescenta ainda.

A audição foi requerida pelo BE com o objetivo de ouvir Marta Temido, o Conselho Diretivo da ADSE e o Conselho Geral e de Supervisão da ADSE sobre "a chantagem dos hospitais privados e ameaça de interrupção da prestação de cuidados de saúde a beneficiários do subsistema".