Mais de sete mil pessoas já assinaram petição para alargamento da Licença Parental Inicial

“Como não nos conformamos com o resultado da petição, lançada há cerca de 3 anos, decidimos dar o passo seguinte e criar uma Iniciativa Legislativa do Cidadão”

Mais de sete mil pessoas já assinaram petição para alargamento da Licença Parental Inicial

Mais de sete mil pessoas já assinaram uma petição para que seja levado a debate o alargamento da Licença Parental Inicial para os 180 dias (6 meses), pagos a 100%, independentemente das restantes licenças existentes, em vez dos atuais 120 a 150 dias (4 a 5 meses).

“Todas as mães que regressam ao trabalho aos 4 ou 5 meses deparam-se com a enorme dificuldade em conciliar o trabalho com a amamentação exclusiva. Isto leva a que, na sua grande maioria, introduzam outros alimentos precocemente, abandonando, muitas vezes, a amamentação, mesmo quando não fosse essa a sua vontade e convicção”, lê-se na descrição da petição, partilhada na página petição Pública, acrescentando ainda que “a Organização Mundial de Saúde preconiza que a amamentação deva ser exclusiva até aos 6 meses de idade”, no entanto, “deveria caber a cada família a decisão de seguir, ou não, esta recomendação”.

“Como não nos conformamos com o resultado da petição, lançada há cerca de 3 anos, decidimos dar o passo seguinte e criar uma Iniciativa Legislativa do Cidadão”, frisa o texto.

De acordo com o site do Parlamento, a lei define que “o direito de iniciativa legislativa de cidadãos é exercido através da apresentação à Assembleia da República de projetos de lei subscritos por um mínimo de 20 000 cidadãos eleitores “. Neste momento, a petição conta com 7.126 assinaturas.

A petição defende ainda que o debate em causa dever ser livre “de qualquer cunho político”, já que o principal é “o interesse dos bebés portugueses e das suas famílias”.