Spray nasal para a depressão está a ser considerado “a descoberta do século”

Uma droga que em Portugal está geralmente mais associada à sua utilização recreativa do que aos seus efeitos terapêuticos

Spray nasal para a depressão está a ser considerado “a descoberta do século”

Apelidado por vários especialistas como a “descoberta do século”, o medicamento foi inspirado na forma como a ketamina atua no corpo humano.

De acordo com a ‘Business Insider’, o medicamento, que está a ser desenvolvido pela Johnson & Johnson, é administrado como um spray nasal e pode ser utilizado para tratar formas severas de depressão que não respondam a outros medicamentos.

Na terça-feira, um painel de especialistas da Agência para a Segurança dos Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos votou a favor dos efeitos positivos do medicamento com 14 votos a favor e 2 contra. Os especialistas consideraram ainda que os benefícios se sobrepõem aos riscos.

"Acho que há provas bastante sólidas que mostram que este medicamento pode mudar tudo”, disse Steven Meisel, médico e um dos 17 membros votantes do painel, citado pela “Business Insider”.

A ketamina é uma droga que em Portugal está geralmente mais associada à sua utilização recreativa do que aos seus efeitos terapêuticos. Após o consumo, a droga costuma provocar não só a quase impossibilidade de movimentos como alguns episódios de alucinação.

De acordo com o ‘Business Insider’, os antidepressivos comuns funcionam através da ligação dos locais onde o nosso cérebro absorve a serotonina, um mensageiro químico que desempenha um papel fundamental no nosso humor. No entanto, a Ketamina parece atuar numa parte diferente do cérebro e é por isso que é chamada “a descoberta mais importante” dos últimos 50 anos para a doença mental.

Visto que atua de forma mais rápida, o medicamento pode ser utilizado nos casos mais extremos, como por exemplo nos pacientes que começam a desenvolver pensamentos suicidas.