Cristina Ferreira vestiu-se de noiva minhota e autarquia não perdoou

Cristina Ferreira vestiu-se de noiva minhota no seu programa de terça-feira na SIC e, desde então não param de chover críticas à forma como usou o traje tradicional.

As críticas foram feitas, na sua maioria, nas redes sociais, mas não se ficaram por aí. A própria Câmara Municipal de Viana do Castelo tornou público o seu desagrado, através da Vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro, segundo o Jornal de Notícias.

A autarca foi uma das primeiras a mostrar a sua insatisfação, tendo afirmado que foi um "desrespeito" pelo trajar tradicional vianense: "Em Viana do Castelo, as pessoas reagiram de uma forma bastante violenta. Para todos nós, o nosso traje é uma questão de honra. Todos temos muita chieira nos nossos trajes. E estes merecem respeito", afirmou Maria José Guerreiro.

"Foi complicado para nós perceber que o nosso traje tinha sido utilizado daquela forma. Mal trajado, com as peças não corretamente expostas e mal ourado. Para nós é importante. Há um código implícito entre o traje e o ouro, prezamos isso e temos tido muito trabalho em explicar como se faz", disse ao JN a responsável pela pelouro da Cultura.

"Sempre que trajamos, seja qual for o traje tradicional do país e todos nos merecem muito respeito, porque estamos a falar de património, devemos fazê-lo com cuidado, com respeito e nas alturas certas. Nunca numa perspetiva de Carnaval”, concluiu.