“A partida do meu pai foi o momento mais importante e belo da minha vida” | FOTO

O desabafo de João Manzarra nas redes sociais

João Manzarra usou as redes sociais para anunciar a morte do seu pai, na passada quarta-feira. Agora, o apresentador sentiu necessidade de explicar aos seus fãs um pouco do processo que antecipou a partida de António Miguel Manzarra.

“A partida do meu pai à boleia de um cancro foi simultaneamente o momento mais importante e belo da minha vida. Tivemos tempo para preparar o inevitável com amor e aceitação. Fazem-se escutar as saudades de uma existência plena mas estou bem”, escreveu no Facebook.

O apresentador revela que não apreciou o tom de algumas notícias feitas aquando da morte do seu pai.

“Apenas partilho estas linhas por ter recebido muitas notificações deste acontecimento em vários meios num tom de profunda tristeza com forte incidência nas palavras choro, sofrimento e luto. Embora não me identifique na forma com que a nossa sociedade lida com a morte entendo que tenham contado assim. Na minha memória fica a paz, o amor, a alegria e a libertação. As lágrimas existiram, mas sentidas como se diante de mim estivesse a acontecer o mais lindo pôr do sol alguma vez visto. Há muita beleza na partida”, esclarece.

No texto, João Manzarra critica ainda uma revista, apontando o dedo à forma como esta lidou com a doença do seu pai: "Em Setembro de 2018 o meu pai já numa fase bastante avançada da sua doença telefona-me preocupado por ter sido abordado por "fotógrafo e jornalista" da revista TV7Dias à porta de sua casa em Fátima com o objectivo de obter informações sobre o seu estado de saúde. A minha família sempre teve instruções da minha parte para nunca as prestar por protecção, nunca quis que o meu trabalho interferisse na vida íntima dos que me são próximos. O meu pai, que não é uma figura pública, perdia assim o lugar seguro da sua privacidade e ganhava níveis de stress extra. Entendam a agressividade que é ter uma espera de alguém à porta de casa para extorquir e manipular declarações numa fase tão delicada".

A publicação acabou por divulgar um texto com o título "Manzarra sofre em segredo". Segundo o ator, a mesma revista enviou um paparazzo para o funeral do seu pai, publicando uma reportagem "cheias de falácias, raciocínios absurdos e um drama altamente forçado".

"Além do incómodo, a situação gerou stress e ansiedade. Factores a ter em conta na progressão da doença. Isto é clínico. Esta situação completamente dispensável tirou tempo de celebração de vida ao meu pai. Sejam eles minutos, horas ou dias. O tempo é precioso. Este tipo de publicação não acrescenta nada, só tira. Este tipo de publicação é o homem que cospe no chão. Quem compra este tipo de publicação está a ser cúmplice. Se encontra este tipo de publicação no café, onde vai arranjar as unhas ou na sala do dentista, exija leitura melhor. Se alguém levou este tipo de publicação para casa repreenda o seu familiar. Tipo muito mau", escreveu Manzarra, reforçando que não escreev este texto por "vingança". "As pessoas envolvidas sabem quem são, que lidem com a sua consciência. Espero que não se repita com os vivos com quem partilho os dias", concluiu.