Jovem de 19 anos que se juntou ao Daesh quer regressar a casa para dar à luz

Shamima Begum é uma jovem britânica de apenas 19 anos. Mudou-se para a Síria para se juntar ao Daesh, com apenas 15, mas agora quer regressar a casa para dar à luz o terceiro filho, depois de ter perdido dois.

Jovem de 19 anos que se juntou ao Daesh quer regressar a casa para dar à luz

Shamima juntou-se ao Daesh com apenas 15 anos, em fevereiro de 2015. No entanto, passados quatro anos, está grávida de nove meses e quer regressar a casa para dar à luz. Apesar do pedido, diz não estar arrependida de se juntar a este grupo terrorista e assume que só quer voltar para ter a certeza de que o filho nasce com saúde e em segurança.

A jovem britânica já viu dois filhos morrer – vítimas de doenças e má nutrição – e, por essa razão, quer agora voltar para Londres com medo que a “a história se repita”. Neste momento, depois de ter conseguido fugir da fortaleza do Daesh na Síria, encontra-se num campo de refugiados sírio, de onde enviou um pedido de ajuda ao Reino Unido.

Em declarações ao The Times – numa entrevista exclusiva – contou a sua históriade vida.

A jovem já pediu auxílio ao governo britânico, mas o ministro da Segurança, Ben Wallace, afirmou que não pode "colocar em risco a vida do povo do Reino Unido para acolher terroristas impunemente".

"Este governo disse durante anos que as ações têm consequências. Nem todos são vítimas (…) se quiserem voltar terão de ser investigados e consequentemente acusados de ligações a atos terroristas e outros crimes. Fomos bastante claros desde o início", disse em declarações à BBC Radio 4. Ainda assim, o responsável não descartou a hipótese acolher a criança que vai nascer em breve.