PCP defende preços mínimos para os produtores leiteiros

A fixação de preços mínimos aos produtores leiteiros foi defendida esta tarde de segunda-feira pelo líder do Grupo Parlamentar do PCP,  João Oliveira, numa reunião em Barcelos com um grupo de pequenos empresários do setor.

"E o Estado tem estruturas várias, como o Ministério da Agricultura e a Autoridade da Concorrência, para controlar as situações de "desigualdade" de que queixaram os produtores leiteiros em Barcelos, numa deslocação dos deputados comunistas, inserida nas Jornadas Parlamentares do PCP, em que estiveram também o eurodeputado João Ferreira e a deputada Carla Cruz, eleita pelo Círculo Eleitoral de Braga.

João Oliveira chamou a atenção "para o que se passa em Espanha,  como sucede com a rotulagem e outras medidas que se praticam aqui ao lado".

O responsável comunista defendeu ainda "as quotas de incorporação do leite nacional nas marcas brancas que são vendidas em Portugal nas grandes superfícies comerciais".

"Que fiscalização é exercida à entrada do leite que vem de fora e cuja origem é desconhecida na rotulagem?", questionou João Oliveira, durante o encontro com os produtores leiteiros em Barcelos.

"A recuperação de quotas no setor leiteiro" foi também defendida pelo presidente do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, preconizando o regresso ao sistema de auto-sustentação" do leite em Portugal.