Casal encontra garrafa que foi lançada ao mar em 1962

Trata-se de uma das 7863 garrafas lançadas ao oceano em 1962…e há uma explicação para terem sido postas na água.

Casal encontra garrafa que foi lançada ao mar em 1962

Um casal americano, Candy e Jim Duke, têm o hábito de passear junto ao passadiço costeiro de Corpus Christi, no Texas, EUA, e costumam fazê-lo todos os sábados. No entanto, no sábado passado o passeio acabou por ficar marcado por uma descoberta.

O casal encontrou uma garrafa que continha um papel enrolado lá dentro com um tom amarelado. Na garrafa lia-se: “partir garrafa”.

Assim foi e, para surpresa de ambos, o papel trazia uma mensagem. "Esta garrafa faz parte de uma série de lançamentos em locais conhecidos no golfo do México por cientistas dos Laboratórios de Botânica de Galveston da Comissão de Pesca dos Estados Unidos."

Esta garrafa tratava-se de uma daquelas que tinha sido lançada ao mar em 1962, com o de estudar as correntes marítimas na movimentação de camarões jovens dos viveiros junto à costa.

Além da mensagem que acompanhava a garrafa, podia ler-se ainda que, quem a encontrasse, devia preencher um postal e enviá-lo para o laboratório em questão com a máxima urgência. Além disso, recebiam ainda uma recompensa de 50 centavos norte-americanos, o equivalente a cerca de 3,80 euros dos dias de hoje.

Jim e Candy fizeram o que a mensagem pedia e, embora a morada do Laboratório já não fosse a mesma, o atual diretor, Matthew Johnson, acabou por receber a carta. "Na época, a pesca de camarão era a maior no Golfo do México, e esta foi a primeira tentativa de começar a controlar a espécie", explicou, o responsável, citado pela CNN.