Armazém em Esmoriz tem toneladas de resíduos perigosos

Um armazém com toneladas de resíduos perigosos no interior está já a preocupar vizinhos de urbanizações próximas na cidade de Esmoriz, concelho de Ovar, no distrito de Aveiro, preocupados com focos de poluição, problemas para a saúde pública e o risco de incêndio.

Os resíduos perigosos em contacto com água, libertarão metais perigosos, como mercúrio, para além de gás altamente cancerígeno, o que a não ser acautelado causará um problema ambiental grave, bem como problemas para a saúde pública, até porque a situação existe há já mais de um ano, segundo referiram moradores na zona, que solicitaram anonimato.

Segundo as primeiras denúncias, o armazém, situado na Rua da Indústria, naquela cidade da zona norte do distrito de Aveiro, foi tomado aos seus proprietários por duas instituições bancárias, na sequência de uma ação judicial, que é normal, só que o espaço, além de não ter sido descontaminado, continua com toneladas de resíduos tidos como muito perigosos.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já terá sido alertada informalmente, mas ainda não terá havido qualquer intervenção junto do armazém, contíguo não só a outro tipo de espaços de retém, como a lojas, como estabelecimentos comerciais e zonas residenciais, existindo previsão de aplicar coimas de cerca de 250 mil euros para este tipo de situações.

O caso poderá passar, entretanto igualmente para o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Comando Territorial de Aveiro da Guarda Nacional Republicana.