Tomás Correia recorre da multa de 1,25 milhões imposta pelo banco de Portugal

“Vamos impugnar” revelou fonte ligada ao gestor

Tomás Correia recorre da multa de 1,25 milhões imposta pelo banco de Portugal

O antigo presidente da Associação Mutualista Montepio foi condenado pelo Banco de Portugal a pagar uma multa de 1,25 milhões de euros, soube-se esta quinta-feira. Hoje, fonte ligada ao gestor revelou que Tomás Correia vai recorrer da condenação.

“Vamos impugnar", afirmou a mesma fonte à agência Lusa, acrescentando que as contraordenações "não inibem a atividade profissional" de Tomás Correia, lembrando ainda que as contraordenações "recaem sobre processos de crédito concedidos a empresa do grupo e não a clientes externos”.

Recorde-se que Tomás Correia foi condenado a uma multa, na sequência de o Banco de Portugal ter detetado falhas de gestão, enquanto exercia o cargo do presidente do agora denominado Banco Montepio, entre 2008 e 2015.

Entre os crimes, além das falhas no controlo interno, o Banco de Portugal aponta o não respeito pelas normativas definidas nos regulamentos, que justificaram a concessão de crédito de financiamentos de elevado montante a alguns clientes, nomeadamente a Paulo Guilherme e a José Guilherme. 

Além de Tomás Correia, outros sete administradores executivos também foram condenados, assim como a instituição financeira do Montepio, que terá de pagar uma multa de 3,5 milhões de euros. Ao todo foram identificados sete tipos de ilícitos.

{relacionados}