Trabalhadores da EMEL em protesto esta quarta-feira

Trabalhadores exigem atualização dos salários

Os trabalhadores da EMEL vão concentrar-se na próxima quarta-feira em frente à Câmara de Lisboa. Em causa está a reivindicação pela atualização dos salários, congelados há mais de nove anos.

De acordo com a notícia avançada pela agência Lusa, que cita fonte sindical, a concentração vai contar com a participação do secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, e vai decorrer entre as 16h00 e as 17h00.

Segundo Ana Pires, do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), citada pela agência Lusa, foi sem setembro de 2018 que o sindicato entrou em negociações com a administração da EMEL, com base no Acordo de Empresa assinado em julho de 2017, para aumentos salariais, congelados há mais de nove anos.

A CESP prevê um aumento do salário de 50 euros para todos os trabalhadores e 650 euros para o salário mínimo da tabela. Contudo, Ana Pires afirma que a administração da EMEL garantiu que "só discute salários com o sindicato quando a CML der indicação de valor e de revisão salarial".

"Primeiro, não é possível. Existe contratação coletiva e os trabalhadores têm direito a negociar os seus salários no âmbito da contração coletiva e cabe ao sindicato e à administração da empresa fazer a negociação no âmbito deste contrato coletivo. Depois, é verdadeiramente vergonhoso que, após quase 10 anos de congelamento salarial e agora não havendo nenhum tipo de limitação, existindo contratação coletiva e uma empresa que faz lucros de milhões, esteja a querer negar aos seus trabalhadores um direito que é seu, de negociar os seus salários e ver os seus salários aumentados", disse à Lusa Ana Pires.

Os representantes dos trabalhadores da EMEL esperam intervir na reunião pública da CML que vai decorrer à mesma hora da concentração.