Cientistas criam exame ao sangue que deteta cancro da mama

Investigação foi levada a cabo por vários cientistas da Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

Cientistas criam exame ao sangue que deteta cancro da mama

Um novo estudo feito por vários investigadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, descobriu um teste sanguíneo que deteta o cancro da mama e, por isso, as mamografias podem ter o seu fim à vista. Prevê-se que este novo exame entre ainda para o mercado este ano.

De acordo com Sarah Schott, uma das autoras do estudo, este teste pode vir a substituir a mamografia na deteção do cancro da mama, sobretudo em mulheres que tenham menos de 50 anos. Chama-se HeiScreen e é descrito pelos cientistas como "uma biopsia líquida" e "não invasiva".

Desde que foi criado, já detetou 15 tipos diferentes tipos de células de cancro da mama e, além de fazer essa deteção, tem ainda a vantagem de identificar o cancro antes de este ser visível através das técnicas de raios X ou ecografias que são feitas geralmente nestes casos.

No entanto, os benefícios são mais: a equipa de investigação responsável por esta descoberta garante que o Heiscreen é mais económico.

Os investigadores alemães referem também que este novo teste é mais indicado para mulheres com menos de 50 anos e para aquelas com histórico de tumores mamários na família., sendo a exatidão deste teste para mulheres abaixo dos 50 de 86%.

Para o desenvolvimento desta nova técnica, foram analisadas 900 mulheres ao longo de um ano, sendo que 500 tinham sido detetadas com cancro da mama.