Desapareceram mais de 400 unidades de potente analgésico usado em anestesia

A fentanil trata-se de um opióide 50 vezes mais potente do que a heroína

A Autoridade Nacional do Medicamento revelou esta quarta-feira que desapareceram mais de 400 unidades do medicamento Fentanilo Basi, um analgésico que é utilizado na anestesia.

“O Infarmed tomou conhecimento do desaparecimento de 430 unidades do medicamento Fentanilo Basi, solução injetável, 0,05 mg/ml, ampola – 10 unidade(s) – 5 ml, com o número de registo 4419685, pertencentes ao lote n.º 3022”, refere a autoridade em comunicado.

Segundo o Infarmed, o desaparecimento ocorreu num distribuidor por grosso de medicamentos de uso humano em Portugal e estão já em curso “ações inspetivas ao circuito do medicamento”.

"Atendendo a que não se pode afastar a possibilidade de as unidades do lote acima referido serem transacionadas no circuito legal, no caso de se verificar a deteção, cedência ou aquisição de unidades do lote acima mencionado, deverá ser investigada a sua proveniência, nomeadamente se a origem é de um distribuidor autorizado pelo Infarmed", acrescenta a mesma nota.

A fentanil é uma substância utilizada na analgesia de curta duração ou quando necessário para período pós-operatório imediato. Pode ainda ser utilizada como componente analgésico da anestesia geral e suplemento da anestesia local.

Esta substância pode ainda ser usada para dores extremas provocada por doenças crónica e oncológicas, já que se trata de opióide 50 vezes mais potente do que a heroína.