Novos formatos da SIC e da TVI motivaram queixas na ERC

No entanto, apesar das críticas, ambos os programas foram vistos por mais de um milhão de telespetadores

No último domingo estrearam os programas “Quem Quer Namorar Com Um Agricultor?”, na SIC e “Quem Quer Casar Com O Meu Filho?”, na TVI. No entanto, os formatos têm sido alvo de críticas e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) recebeu queixas contra os mesmos.

A confirmação de que os programas motivaram queixas foi dada pelo próprio organismo regulador dos media, refere o Observador.

Os programas têm sido acusados de preconceito e machismo e muitos telespetadores consideraram que os formatos são um atentado ao respeito e dignidade das mulheres. Também várias personalidades como Ana Garcia Martins, autora do blogue ‘A Pipoca Mais Doce’, e o ator Jorge Corrula comentaram as estreias.

No entanto, apesar das críticas, ambos os programas foram vistos por mais de um milhão de telespetadores.

Leonor Poeiras, a anfitriã do programa da TVI, já reagiu às críticas, através das redes sociais: “E finalmente a todos os que viram e se chocaram por me associar a este formato (precisamente porque todos sabem que sou feminista).. alguma vez eu aceitaria apresentar um programa que trata a mulher como um objeto?”, escreveu no Instagram.

Andreia Rodrigues, apresentadora do formato da SIC, ainda não comentou a polémica.

{relacionados}