Desapareceram mais de 60 unidades de medicamento utilizado no tratamento de VIH, alerta Infarmed

Autoridade Nacional do Medicamento avisa que já estão a ser levadas a cabo ações de inspeção ao instituto para encontrar o medicamento.

Esta terça-feira, mais de 60 unidades do medicamento Trvicay 50mg – utilizado no tratamento de pessoas infetadas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) – desapareceram de um distribuidor, alertou o Infarmed.

De acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento, desapareceram ao todo 68 unidades de Tivicacy 50 mg em comprimidos pertencentes ao lote n.º XH2H.

Na mesma nota, o Infarmed refere que já estão a ser realizadas ações inspetivas ao circuito do medicamento: “Atendendo a que não se pode afastar a possibilidade das unidades do lote acima referido serem transacionadas no circuito legal, no caso de se verificar a deteção, cedência ou aquisição de unidades do lote acima mencionado, deverá ser investigada a sua proveniência, nomeadamente se a origem é de um distribuidor autorizado pelo Infarmed, e comunicada a este Instituto qualquer suspeita sobre a autenticidade”.