Orangotango fêmea fica cega depois de ser alvejada com 74 tiros de uma caçadeira

Hope foi encontrada ferida juntamente com a sua cria

Uma orangotango fêmea foi encontrada há cerca de uma semana, com o filho de um mês, numa plantação de óleo de palma em Ache, na Indonésia, com ferimentos de 74 tiros de uma caçadeira de pressão de ar, cortes feitos com objetos cortantes, e cega.

Os animais acabaram por ser resgatados pelo Programa de Conservação do Orangotango da Sumatra. No entanto, a cria acabou por não resistir à desnutrição.

Hope, como foi apelidada a orangotango, foi operada no último domingo à clavícula, depois de retirados sete dos 74 chumbos no seu corpo. De acordo a veterinária Yenny Saraswati, que faz parte do Programa de Conservação do Orangotango da Sumatra, citada pela Euronews, só do olho esquerdo do animal foram retiradas quatro balas, enquanto do olho direito foram retiradas outras duas, o que explica a sua cegueira.

As equipas de conservação acreditam que tudo terá sido um ataque de um agricultor local.

"A Hope não será a última, mas ensinou-nos a ser suficientemente fortes para salvar mais orangotangos em risco", afirmam os responsáveis do centro onde o animal foi operado.

Segundo a veterinária Yenny Saraswati, Hope, que tem cerca de 30 anos, pode sobreviver. Ainda assim, confessa que o animal dificilmente poderá voltar a ser libertado no seu habitat natural.

O Orangotango da Sumatra está fortemente ameaçado de extinção. Atualmente existem menos de 13.400 animais desta espécie em liberdade.