Gasolina sobe pela sétima semana

O ‘litro da gasolina’ volta a subir e chega a máximos de novembro, deixamos alguns truques para um consumo mais inteligente

O preço da gasolina deverá voltar a subir na próxima segunda-feira, aproximando-se de 1,5 euros por litro, já o gasóleo deve manter-se igual.

Esta é já sétima vez consecutiva que a gasolina fica mais cara em Portugal, a subida esperada é de dois cêntimos, colocando o preço no valor mais elevado desde novembro, ficando assim em risco de passar os 1,5 euros por litro numa próxima e expectável subida.

Por outro lado, o gasóleo, cuja variação de preço tem sido menor, deverá ficar estável, não se esperando subida ou descida.

Sublinhe-se que a evolução dos custos depende de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. Mas a verdade é que os dados não são animadores.

O último relatório de Bruxelas mostra que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição entre os países do espaço comunitário. Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o fator que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.

 

Truques para fazer face ao aumento de preço dos combustíveis

Com os preços dos combustíveis a subirem, nada melhor do que seguir algumas regras de ouro que podem fazer toda a diferença no momento em que está a abastecer o seu veículo. Além de analisar o valor –  analise as várias ofertas para conseguir abastecer num sítio mais económico – deve escolher a altura certa para o fazer. O ideal é ser de manhã cedo ou à noite, pois são consideradas as melhoras alturas já que a temperatura está mais fresca. Ou seja, o combustível está mais denso e como paga por cada litro de gasolina estará a abastecer mais e a pagar menos.

Por outro lado, controle a velocidade. A explicação é simples: se conduz a alta velocidade o seu carro consome combustível mais rapidamente. Desta forma, opte por conduzir mais devagar para poupar. E tenha a manutenção em dia, pois terá uma performance mais eficaz com consumos menores.

Tenha  também em atenção o uso do ar condicionado – não esteja constantemente a ligar e a desligar o ar, pois isso consome mais combustível – e sempre que possível prefira locais com sombra, uma vez que, estacionar ao sol favorece a evaporação do combustível.