Jovem em estado crítico depois de recusar transfusão de sangue por ser Testemunha de Jeová

Tribunal decidiu respeitar a decisão da jovem

Jovem em estado crítico depois de recusar transfusão de sangue por ser Testemunha de Jeová

Uma jovem está em estado crítico na Unidade de Cuidados Intensivos no Hospital San Jorge, em Huesca, Espanha. Em causa está o facto de a jovem, de 20 anos, ser Testemunha de Jeová e se recusar a receber uma transfusão de sangue.

A jovem, que havia sido submetida a uma cirurgia, teve de ser induzida em coma, uma vez que acabou por sofrer uma inflamação da membrana que reveste as paredes do abdómen (peritonite). Os médicos decidiram ainda que para lhe salvar a vida poderia ser necessário realizar uma transfusão de sangue.

No entanto, antes de qualquer procedimento a jovem deixou claro no seu testamento vital que não aceitaria transfusões, devido a razões religiosas. Agora, em estado crítico e inconsciente, os médicos não a podem consultar e têm de respeitar a sua vontade anteriormente expressa.

Segundo a Radio Huesca, a família da jovem quer que a transfusão seja feita, mas o tribunal decidiu respeitar a decisão da jovem, já que esta é maior de idade e estava consciente na altura do testamento vital.

O Ministério Público não recorreu da decisão.