Município de Arganil vai utilizar cabras para limpeza florestal

Projeto conta com o apoio da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).

Município de Arganil vai utilizar cabras para limpeza florestal

Pelo menos 150 cabras vão ser utilizadas pelo município de Arganil para limpeza florestal. O projeto é financiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa através do Fundo Recomeçar – Ambiente e conta com o apoio da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).

"A Escola Superior Agrária de Coimbra é um dos parceiros do projeto financiado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para a instalação de um capril e exploração, numa primeira fase, de 150 cabras em regime extensivo na localidade de Cepos, concelho de Arganil", anunciou a ESAC, citada pela agência Lusa.

"Prevê-se que o rebanho de caprinos explore terrenos comunitários dos dois baldios e promova, para além da rentabilidade intrínseca à produção de leite e de cabritos, a gestão de combustível, sobretudo matos, contribuindo para a redução do risco de incêndio nas áreas florestais contíguas à aldeia de Cepos", acrescenta.

Esta é uma medida que promove a recuperação das áreas afetadas pelo grande incêndio de outubro de 2017.

"Essas áreas, destinadas à alimentação dos animais, funcionam como elementos sustentáveis para uma prevenção estrutural do risco de propagação de incêndios, na medida em promovem a compartimentação dos espaços pela descontinuidade da vegetação", explica a ESAC.

O Fundo Recomeçar- Ambiente tem como objetivo apoiar iniciativas promovidas por entidades públicas ou privadas, que visem a recuperação do ambiente, o ordenamento florestal e a diminuição do risco de incêndio, explica a agência Lusa.

A candidatura foi liderada pelo Conselho Diretivo dos Baldios de Cepos e Casal Novo.