Milionário doa mais de um milhão de dólares para ajudar as vítimas em Moçambique

“Esta humilde doação é para contribuir para fazer face à crise e aos desafios com que estão confrontados dentro do país. É uma singela contribuição”

Milionário doa mais de um milhão de dólares para ajudar as vítimas em Moçambique

O milionário sul africano Patrice Motsepe entregou a Filipe Nuysi, Presidente da República de Moçambique, uma doação de mais de um milhão de dólares para apoiar as vítimas do ciclone Idai, pode ler-se hoje no jornal moçambicano O País.

“Esta humilde doação é para contribuir para fazer face à crise e aos desafios com que estão confrontados dentro do país. É uma singela contribuição”, afirmou Motsepe.

O empresário esteve na passada quinta-feira na cidade da Beira, a zona mais afetada pela catástrofe, integrado na comitiva da ministra das Relações Exteriores sul-africana, Lindiwe Sisulu.

Também a ministra entregou ao Presidente moçambicano uma doação de 60 milhões de rands (cerca de 3,6 milhões de euros).

Lindwie Sisulu sobrevoou as zonas afetadas e esteve reunida com as equipas que estão a prestart Socorro às vítimas. "Fizemos o melhor para salvar vidas e queremos que o povo deste país saiba que, para além da fronteira, há um país chamado África do Sul, que fez muito para apoiá-los. Temos uma fronteira entre nós, mas somos o mesmo povo. A África do Sul fará tudo o que for possível" para apoiar o país, afirmou a ministra.

As equipas sul africanas foram as primeiras a chegar ao terreno para prestart auxílio no resghate das vítias, logo após a passage do ciclone.

Patrice Motsepe fez fortuna no setor mineiro e tornou-se milionário em 2008, tend sido o primeiro africano negro a entrar para a lista dos mais ricos da Forbes, com uma fortuna avaliada em cerca de 2,3 mil milhões de dólares.