Costa espera ter Centeno como ministro no próximo Governo

Primeiro-ministro gostaria que o ministro das Finanças, Mário Centeno, continuasse na pasta num futuro executivo do PS, caso os socialistas vençam as eleições. António Costa também confirma que gostaria ver Pedro Marques, cabeça de lista nas Europeias, como comissário europeu.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, ainda não decidiu se gostaria de permanecer como governante num futuro executivo socialista. E atirou qualquer decisão ou avaliação para setembro numa entrevista que deu à SIC na passada terça-feira. Mas, o primeiro-ministro, António Costa, está a contar com o atual ministro das Finanças num próximo elenco governativo, caso vença as legislativas de 6 de outubro. "Acho que tem mesmo a oportunidade de poder, se os portugueses nos permitirem voltar a formar um novo Governo, de ser não só aquele [ministro das Finanças] que fez uma legislatura completa, mas também fazer uma segunda legislatura" , afirmou António Costa numa entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo.  

Para o primeiro-ministro "não há razões para que [Mário Centeno] não prossiga as suas funções e também do ponto de vista externo, sendo presidente do Eurogrupo, cessar essas funções prematuramente", acrescentou António Costa.

Sobre as eleições europeias, António Costa disse esperar que seja o melhor possível, sem assumir metas concretas. 

Questionado sobre a hipótese de Pedro Marques, o cabeça de lista às europeias, vir a ser o próximo comissário europeu, Costa deixou escapar que "sim", mas a "escolha será feita em momento próprio".  O Governo tem a ambição de vir a ter a pasta dos fundos estruturais, uma das mais cobiçadas num futuro elenco da Comissão Europeia. Mas tudo depende dos resultados e do peso da família política europeia do PS.