Ministro sublinha que “Finlândia é um país amigo”

Situação está a ser investigada

Um avião português violou o espaço aéreo finlandês. A informação foi revelada esta terça-feira pelo Ministério da Defesa finlandês que já alertou as autoridades portuguesas.

Segundo Niina Hyrsky, porta-voz do ministério, a violação decorreu ontem por volta da seis da manhã. A porta-voz disse ainda que o incidente está a ser investigado pela guarda costeira da Finlândia, mas não avançou mais pormenores.

Também José Gomes Cravinho, Ministro da Defesa Nacional, em declarações aos jornalistas, revelou que a situação está a ser analisada pelas autoridades portuguesas e pelas autoridades da Finlândia. "A Finlândia é um país amigo e naturalmente que, se há qualquer dificuldade, qualquer problema, nós investigamos o assunto em conjunto", disse o governante.

O ministro adiantou ainda que dada as coordenadas de localização se poderá tratar de uma avião da Força Aérea Portuguesa que está colocado na Polónia. "Nós temos F-16 e um P3 que estão colocados na Polónia e que estão integrados em missões da NATO, de policiamento do Mar Báltico. Pela localização geográfica, imagino que poderá ter alguma coisa a ver com um desses, mas não tenho mais informação sobre a matéria", afirmou.