“Bonucci diz o que muita gente pensa: os negros merecem o que lhes acontece”

Em causa estão os insultos racistas dirigidos a Moise Kean

No último domingo, Moise Kean, avançado da Juventus, foi alvo de insultos racistas no encontro frente ao Cagliari, depois de ter marcado um golo e festejado em frente à claque da equipa adversária. No entanto, nem todos defenderam o jogador dentro da própria equipa.

 “Eu acho que ele [Kean] teve 50% de culpa, porque não devia comemorar [o golo] diante da claque adversária”, disse Leonardo Bonucci, no final do encontro.

Lilian Thuram, antigo futebolista francês, comentou as declarações em causa e mostrou não estar de acordo.

“Bonucci diz basicamente o que muita gente pensa: que os negros merecem o que acontece com eles. A pergunta correta para Bonucci seria: o que Kean fez para merecer tanto desprezo? [Bonucci] não disse que os adeptos estavam errados. O que fez foi dizer a Kean que ele estava a provocar. A reação de Bonucci é tão violenta quanto os insultos. É como quando uma mulher é violada e algumas pessoas falam sobre a forma como ela estava vestida. Por causa dessas pessoas é que as coisas não vão para frente”, afirmou Lilian Thuram, em declarações ao jornal “Le Parisien”, acrescentando ainda que os comentários de Bonucci foram “vergonhosos”.

“Devemos ser claros sobre o racismo. Os jogadores que não sofrem racismo devem estar em solidariedade com seus companheiros. Aquelas vaias representam o desprezo a todas as pessoas, incluindo as crianças, que têm a cor da pele de Kean”, referiu.

Bonucci já veio esclarecer as suas declarações através das redes sociais.

“Após 24 horas, quero esclarecer os meus sentimentos. Ontem entrevistaram-me no final do jogo, e minhas palavras foram claramente mal interpretadas. Horas e anos não seriam suficientes para falar sobre este tema. Condeno todas as formas de racismo e discriminação. Certas atitudes são sempre injustificáveis, e não pode haver mal-entendidos sobre isso”, escreveu no Instagram.