Câmara de Lisboa começou hoje a entregar 800 casas que vão beneficiar três mil pessoas

A Câmara Municipal de Lisboa entregou esta segunda-feira as primeiras 50 de 800 casas previstas para este ano, segundo avança o presidente da autarquia, Fernando Medina

 A Câmara de Lisboa prevê que, só neste ano, sejam entregues mais de 800 casas, que vão beneficiar mais de três mil pessoas, de acordo com Fernando Medina.

Esta segunda-feira foram entregues as primeiras 50 habitações. "É um número já com muito significado que, não resolvendo todos os problemas (…), já é um contributo com muito significado para podermos resolver pelo menos [a situação de] cerca de três mil pessoas que antes não tinham acesso à habitação e que vão passar a ter através da política municipal", afirmou Fernando Medina, citado pela agência Lusa.

O presidente da Câmara de Lisboa discursou durante a entrega das primeiras casas, que se situam no bairro da Boavista, um local que está a ser alvo de requalificação.

O realojamento dos habitantes divide-se em cinco fases, dando lugar a 500 novas habitações, de tipologias entre T1 e T4. Esta primeira fase, que representa um investimento de perto de cinco milhões de euros, vai realojar 130 pessoas, de acordo com informações dadas pela Câmara.

Um comunicado emitido pela autarquia diz ainda que o projeto de arquitetura, "Uma casa que cresce com a família", que está também a ser implementado no Bairro Padre Cruz e no Bairro da Cruz Vermelha, "é sustentável em termos ambientais e pelas qualidades de habitabilidade, pelas características da construção e dos materiais usados, capacidade evolutiva, pela fácil manutenção e cuidado com as acessibilidades, bem como pela eficiência energética, utilizando águas pluviais e a energia solar".

"A habitação social não pode ser uma habitação de segunda qualidade, tem que ser uma habitação de primeira qualidade, com os melhores materiais, com as melhores soluções arquitetónicas, amigas do ambiente, adaptadas ao ciclo de vida, isto é, com menos obstáculos", explicou ainda Fernando Medina.

A Câmara de Lisboa já afetou, para este ano, 330 casas de renda apoiada para "as famílias com mais necessidades".