Negócio de ‘descontrução’ do plástico representa oportunidade de 120 mil milhões de dólares

Relatório da Closed Loop Partners

Um relatório da Closed Loop Partners, uma empresa de investimento focada na criação de uma economia circular, revela que o processo de ‘desconstrução’ do plástico representa uma oportunidade de mercado de 120 mil milhões de dólares para materiais reciclados.

Este processo cria uma resina virgem e limpa que pode ser usada para criar novos produtos, sem que exista necessidade de recorrer novamente ao petróleo para criar novos lotes. A reciclagem tradicional não tem capacidade para lidar com a maioria das variedades de resina – daí que muitas vezes o plástico reciclado tenha um uso limitado.

O relatório explica que 10% do plástico na América do Norte é reciclado, gerando cerca de 500 gramas de plástico reciclado para cada 7 quilos de procura. Estes são números que preocupam o mundo empresarial, numa altura em que cada vez mais marcas – como a Coca-Cola e a Nestlé, por exemplo – se comprometem a usar plástico reciclado.

O mesmo documento revela que existem pelo menos 60 empresas químicas de todo o mundo a desenvolver tecnologia para optimizar este processo.