António Variações será homenageado na Feira da Isabelinha

O cantor António Variações será homenageado em Viatodos, no concelho de Barcelos, no próximo Domingo de Páscoa, durante a secular festa da Feira da Isabelinha, onde atuou há 35 anos, dois meses antes de ter falecido em Lisboa.

António Variações foi um dos nomes mais sonantes que passaram durante aquela peculiar festa, para além de Herman José, Marina Mota, GNR, Rádio Macau, Santos e Pecadores, The Gift, Tony Carreira, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa e Delfins.

Esta iniciativa resultou de uma parceria da Comissão Organizadora da Feira da Isabelinha 2019 e da Comissão Promotora da Homenagem a António Variações (2018 e 2019) e a homenagem terá a presença de familiares do cantor, ocorrendo no final da atuação da rapper Cálua e antes do início do concerto do Grupo Calema, agendado para as 22 horas do próximo domingo.

O cantor minhoto, António Variações, é um ícone da cultura portuguesa e atuou na Feira da Isabelinha, em Viatodos, a 22 de abril de 1984, segundo assinalam os promotores desta homenagem.

Entretanto, o filme “Variações”, rodado o ano passado entre Lisboa e Amares, estará em exibição a partir de 22 de agosto, em todo o país, realizado por João Maia, argumentista da mesma longa metragem biográfica, num trabalho com produção de Fernando Vendrell, da david & golias – cinema e produção e audiovisual, sendo já aguardado com muita expectativa, depois da perseverança de responsáveis ligados ao projeto cinematográfico.

 

A Feira da Isabelinha

A Feira da Isabelinha, também designada Festa da Isabelinha, tem mais de um século de existência e com origem nos primeiros anos do Século XX, quando existia uma feira que era realizada todas as segundas-feiras no Largo do Monte da Feira, em Viatodos, no concelho de Barcelos, segundo revelou ao i Diogo Fonseca, da Feira da Isabelinha – Associação Cultural e Recreativa, de Viatodos.

“Isabelinha era a dona da pensão junto à farmácia e a sua hospedaria era um ponto de encontro para os feirantes que naquela altura viajavam pela região na venda dos seus produtos, sendo simpática e bem-disposta nunca rejeitando acolher todos os que por ali passavam”, segundo explicou o mesmo responsável.

“Em 1933 um grupo de rapazes da freguesia decidiu então organizar uma feira franca na segunda-feira de Páscoa onde se fizeram muitos negócios e o povo foi animado com música de Caldas das Taipas e de Cabeceiras de Basto existindo naquela altura também bastante fogo-de-artifício, havendo inclusivamente prémios para a melhor junta de gado, o melhor cavalo e o melhor suíno”, acrescentou Diogo Fonseca.

Nas edições seguintes a organização começou a promover uma corrida de bicicletas, e cantares ao desafio a Feira da Isabelinha começou a ganhar projeção na imprensa local numa festa que pretendia o bem da terra, o bem do lavrador e o bem geral, como salientou aquele elemento da Feira da Isabelinha – Associação Cultural e Recreativa.

“No fim dos anos 60 surgiu o primeiro espetáculo musical, no domingo à noite, dia de Páscoa e com a expansão depois de 1976 começaram a serem realizados três dias de festa, incluindo ao sábado, um ano depois as festas incluíam a exposição de pintura, escultura e artesanato na Escola Primária, realizando-se pela primeira vez o 1º Prémio de Atletismo da Páscoa”, revelou Diogo Fonseca.

“A Feira da Isabelinha ganhou prestígio e admiração, constituindo um ponto de encontro de milhares de visitantes de todo o país numa feira que conta hoje em dia com quatro dias sendo um local de convívio para os que passam entre Barcelos, Braga e Vila Nova de Famalicão”, concluiu o mesmo elemento da organização da popular festa de Viatodos.