Sociedade

Mais de 38 mil pessoas já assinaram petição para que shoppings encerrem ao domingo

Questão voltou a ser abordada pelo bispo do Porto no último domingo

No último domingo, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, defendeu o fim do trabalho ao domingo em defesa da vida familiar e o encerramento dos centros comerciais e supermercados no mesmo dia. Agora, uma petição pública que defende o mesmo tema, criada há já algumas semanas, volta a estar no centro das atenções.

A petição, que se intitula “Pelo encerramento dos shoppings aos domingos”, conta já com mais de 37 mil assinaturas.

“Será que realmente precisamos de ter um shopping aberto todos os dias da semana, das 10h da manhã às 23h/00h? Deixaríamos nós de fazer compras ou de ter em casa o necessário se os shoppings em Portugal encerrassem ao domingo? Deixaríamos de ir ao shopping se durante a semana ele encerrasse às 21h e não mais tarde? A resposta é NÃO. NÃO. NÃO”, lê-se no site Petição Pública.

“Com o encerramento dos shoppings ao domingo as pessoas seriam confrontadas com um novo desafio (que já acontece noutros países e a um dos fatores a que nós chamamos ‘qualidade de vida’): passar tempo em família ao ar livre! (...) Por último, mas não menos importante, estaríamos a contribuir para que os trabalhadores de shopping tenham também horários mais humanos, mais equilibrados. Há um longo caminho a percorrer na igualdade e justiça dos trabalhadores do nosso país”, acrescenta ainda.