José Manuel Fernandes apontado como o eurodeputado português mais influente

O social-democrata José Manuel Fernandes foi apontado como o eurodeputado português mais influente, ficando na 44.ª posição na lista das 100 principais figuras do Parlamento Europeu, poucas semanas depois de ter sido avaliado já como o português mais produtivo.

Entre a delegação portuguesa só há mais uma presença nesse ranking, que cabe à bloquista Marisa Matias, na 93.ª posição, trabalho de ciência estatística elaborado pela Votewatch.

A Votewatch teve em conta diversos aspetos da atividade cada eleito, nomeadamente a participação direta na elaboração de relatórios, funções de liderança parlamentar e em comités, e a força da rede pessoal de cada um (dentro do partido e do grupo europeu em que se encontra inserido ou no acesso a governos).

Isso explica que o eurodeputado italiano Antonio Tajani (Força Itália) seja o primeiro do ranking, pois é presidente do Parlamento Europeu, seguido pelo alemão Manfred Weber, da CSU, que lidera o grupo do Partido Popular Europeu (PPE), ao qual também pertencem Tajani e José Manuel Fernandes.