Casal detido por deixar cão morrer à fome após decisão de divórcio

Animal morreu por falta de água e alimento

Um casal norte-americano, de Indianápolis, foi acusado de negligência e crueldade contra animais, depois de deixarem o cão de ambos morrer. Em causa está o facto de o casal ter decidido divorciar-se e deixar o animal sem comida e bebida na casa que partilhavam em conjunto.

O animal acabou por ser encontrado morto a 17 de janeiro de 2019.

A mulher, Amanda, havia saído de casa no início do mês de janeiro e garantiu que, nessa altura, o animal estava “vivo e saudável”. Pouco depois da saída de Amanda, o marido, Michael Steser, também saiu.

Segundo Amanda, Michael terá entrado em contacto para que ela fosse buscar o cão e outros gatos que ambos tinham, já que ele não cuidaria dos mesmos. No entanto, a mulher alegou que também não tinha forma de cuidar destes.

De acordo com o jornal IndyStar, a necrópsia (versão animal de uma autópsia) acabou por revelar que o cão morreu por falta de alimento e água.

Os gatos acabaram por sobreviver.

“Estes animais domesticados são indefesos e completamente dependentes de seus donos para cuidar deles", referiu um dos magistrados na acusação.

“Crimes como este poderiam ser evitados se as pessoas mostrassem um pouco de compaixão e levassem os animais para um abrigo", acrescenta ainda.

Em caso de condenação, Amanda e Michael podem enfrentar uma pena máxima de um ano e uma multa de cinco mil dólares.