GNR deixa conselhos para quem vai em peregrinação até Fátima

A GNR vai reforçar, a partir deste sábado e até ao dia 13 de maio, as ações de patrulhamento das principais vias de acesso a Fátima. O objetivo é garantir a segurança dos peregrinos. A operação, denominada “Peregrinação Segura 2019, acontece no âmbito das celebrações das aparições de Fátima, informa a força de segurança em…

GNR deixa conselhos para quem vai em peregrinação até Fátima

A GNR vai reforçar, a partir deste sábado e até ao dia 13 de maio, as ações de patrulhamento das principais vias de acesso a Fátima. O objetivo é garantir a segurança dos peregrinos.

A operação, denominada “Peregrinação Segura 2019, acontece no âmbito das celebrações das aparições de Fátima, informa a força de segurança em comunicado.

Desta forma, e porque muitos dos percursos são efetuados a pé, a GNR deixa alguns conselhos para garantir a segurança dos peregrinos.

Se a sua deslocação até Fátima vai ser feita a pé, deve “andar em fila indiana” e “sinalizar o início e o fim dos grupos” que devem caminhar sempre na “berma contrária ao sentido do trânsito”.

A GNR relembra ainda que os peregrinos não devem caminhar  “onde seja proibida a circulação de peões” e aconselha-os a “usar sempre, seja de dia ou de noite, coletes refletores”.

Se for preciso “reunir o grupo”, deve ser “fora da estrada”.

A força de segurança aconselha ainda que os peregrinos caminhem sem auscultadores nos ouvidos e a não utilizar o telemóvel durante a caminhada.

Durante a noite, nenhum peregrino deve caminhar sozinho e devem ser tomados cuidados especiais a atravessar a estrada.