O comboio do título passa por Braga

O Benfica está absolutamente proibido de tropeçar no campo do quarto classificado, um terreno onde nem se costuma dar mal. Depois, ainda faltará a visita a Vila do Conde.

O comboio do título passa por Braga

A penúltima viagem do Benfica ao norte nesta temporada pode significar a primeira paragem rumo ao título… ou ao bicampeonato do FC Porto. As águias arrancaram para esta ronda 31 na liderança, mas com os mesmos pontos dos dragões, e sabem que qualquer tropeção pode – e provavelmente vai – significar uma machadada fatal nas aspirações da reconquista do campeonato.

As águias reunem a maior dose de favoritismo para a partida deste domingo. Das 62 partidas disputadas em Braga para o campeonato entre os lisboetas e os guerreiros do Minho, o Benfica venceu 34, com a equipa da casa a somar 11 – além de oito empates. Nos últimos três anos, as águias venceram sempre, com a última derrota (2-1) a remontar já à oitava jornada de 2014/15, ainda com Jorge Jesus no banco encarnado – curiosamente, o Benfica até acabaria por se sagrar bicampeão nacional nessa temporada.

A expetativa é elevada para ver como os encarnados de Bruno Lage se sairão na primeira saída após a dura eliminação na Liga Europa, frente ao Eintracht Frankfurt (derrota por 2-0 na Alemanha, depois do triunfo por 4-2 na Luz). É certo que, entretanto, o Benfica já regressou aos triunfos, e logo em grande estilo, com o 6-0 ao Marítimo, num encontro que teve ainda assim características muito próprias – basta lembrar as polémicas declarações de Petit, técnico dos madeirenses, a assumir ter pedido a Edgar Costa e Joel, duas das suas maiores figuras, para ‘limpar’ os amarelos na Luz, o que foi encarado pelos rivais das águias como um facilitar da tarefa aos encarnados.

Depois de Braga, restam ao Benfica duas partidas em casa, frente a Portimonense e Santa Clara, intervaladas por mais uma deslocação que se adivinha muito complicada: a Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave – onde oFC Porto jogou esta sexta-feira, numa partida que decorreu já após a hora de fecho desta edição.

Sporting à espreita

O desfecho da partida no Municipal de Braga pode também afetar decisivamente as contas do terceiro lugar. Isto porque, este sábado, o Sporting, neste momento três pontos acima dos bracarenses – e com vantagem no confronto direto –, recebe em Alvalade o Vitória de Guimarães: um triunfo leonino, aliado a um escorregão bracarense, quase colocaria um ponto final nessa corrida.
Curiosidade imensa também relação à luta pela fuga à despromoção – da qual o Feirense já não participa, pois caiu já na ronda passada, ao perder em casa com o Braga (0-2) –, com oito equipas separadas apenas por seis pontos. Neste particular, merecerão especial atenção os encontros entre o Chaves e o Nacional e também entre o Marítimo e o Tondela, que poderão ajudar a definir as contas na parte de baixo da tabela.