Legionella detetada em escola secundária

Pavilhão desportivo foi encerrado após uma inspeção de rotina de recolha de água

A presença de uma estirpe de Legionella foi detetada nos balneários do pavilhão desportivo da Escola Secundária de Paredes, avança o Jornal de Notícias.

Vestigios da bactéria foram descobertos na sequência de uma inspeção de rotina de recolha de água, durante a qual foi detetada a presença de uma estirpe da bactéria Legionella nos balneários.

"As análises físico-químicas e microbiológicas ocorreram após recolha de 10 amostras em pontos comuns de desenvolvimento de bactérias", adiantou a Parque Escolar, entidade pública empresarial responsável pelos equipamentos escolares, ao mesmo jornal.

"A concentração é de reduzida expressão" e já procederam "ao choque químico dos circuitos hidráulicos e a ações complementares de atuação", acrescentou aquela entidade.

Os balneários e o próprio pavilhão desportivo foram encerrados, na passada quinta-feira, mas deverão reabrir esta semana, logo após serem conhecidos os resultados de uma contra-análise e das ações de controlo para a eliminação da bactéria do circuito hidráulico.

A Parque Escolar sublinhou ainda que "não foram registadas contaminações de qualquer espécie na comunidade escolar, tendo sido realizadas as ações necessárias e suficientes para o controlo da bactéria em todo o edifício".