EUA processam dirigentes do Daesh ainda vivos

Depois de um vídeo divulgado pelo grupo terrorista na segunda-feira, onde surge o seu líder, Abou Bakr al-Baghdadi, que não era visto há cinco anos, os EUA garantiram que vão acusar, na justiça, os líderes ainda vivos deste grupo

Um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano garantiu que um a coligação internacional liderada pelos EUA contra o Daesh, vai bater-se em todo o mundo de forma a "garantir a derrota duradoura destes terroristas e para que todos os seus dirigentes remanescentes sejam levados à justiça".

As declarações surgem no seguimento do surgimento de um vídeo divulgado esta segunda-feira, onde aparece pela primeira vez em cinco anos, o líder dos terroristas Abou Bakr al-Baghdadi.

Não se sabe qual a data da gravação do vídeo, mas a pessoa que se apresenta como sendo o líder do Daesh menciona os ataques ocorridos no domingo de Páscoa no Sri Lanka.

Na mesma gravação existe também uma referência à batalha por Baghouz, que agora estará “terminada”, referindo-se àquela localidade do leste da Síria, que foi o último reduto territorial do autoproclamado Estado Islâmico a cair em março.

A mesma fonte disse ainda que os analistas do governo norte-americano "vão estudar o registo e remetê-lo aos serviços de informações para confirmar a sua autenticidade", não deixando de reafirmar que o grupo terrorista estava derrotado.