Ministro dos Negócios Estrangeiros deixa apelo a portugueses a viver na Venezuela

O autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, publicou no Twitter vários apelos e palavras de ordem para o povo sair à rua com as Forças Armadas para dar início à fase final da chamada “Operação Liberdade”, que conduzirá ao “fim definitivo da usurpação”.

Ministro dos Negócios Estrangeiros deixa apelo a portugueses a viver na Venezuela

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, já se pronunciou sobre a situação e disse que está em contacto permanente com o embaixador português em Caracas, com o objetivo de acompanhar os desenvolvimentos na Venezuela.

Além disso, o responsável por esta pasta deixou ainda um apelo a todos os cidadãos portugueses residentes no país, e pediu que todos tomassem “todas as medidas de segurança indispensáveis” nestas situações: “Já pré-ativámos todos os mecanismos de que dispomos para apoiá-los se for preciso”, garantiu Augusto Santos Silva.

Também em declarações à imprensa, o ministro voltou a relembrar que, ao contrário de muitos outros países, Portugal “apoia a uma solução pacifica e política na Venezuela, que passa necessariamente pela convocação de novas eleições livres e justas” no país.

O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, também já reagiu à situação que se vive na Venezuela e também ele deixou um conselho a toda a comunidade portuguesa e lusodescendente que se encontre a viver no país, tendo pedido que adotassem medidas de segurança e comportamentos prudentes nas próximas horas, uma vez que o país vive uma fase política muito instável.

O governante afirmou ainda que cancelou uma visita que tinha agendada ao Canadá, e informou que o Governo português está a acompanhar "de perto" o evoluir da situação, mas disse que é ainda "prematuro" pronunciar-se em qualquer dos sentidos, uma vez que, para já, "a informação é escassa".