Fernando Barros. O português que quer acabar com a pobreza

É português e quer ajudar a mudar o mundo: Fernando Barros foi escolhido pela banda irlandesa U2 para abrançar a campanha ONE Vote que tem como objetivo erradicar a pobreza extrema no mundo. O b,i. falou com este ativista que nos explicou que, afinal, é preciso tão pouco para mudar tanto.

Chama-se Fernando Gaspar Barros, é português, quer ajudar a mudar o mundo para melhor e foi escolhido pela banda irlandesa U2 para colaborar na erradicação da pobreza com a campanha ONE Vote, que envolve candidatos ao Parlamento Europeu no sentido de os sensibilizar para esta questão.

O b,i. falou com este português com vontade de fazer a diferença que nos explicou como entrou nesta aventura. «O convite veio após a colaboração na tour dos U2 que passou por Lisboa no ano passado e onde conseguimos o maior número de apoios para a ONE em relação a todas as outras cidades da Europa e dos EUA por onde também passou a Experience & Innocence Tour. Após isso e depois de uma reunião em Londres, em dezembro, abordou-se a possibilidade de outras colaborações – e cá estamos nós para mais este desafio», contou-nos.

O responsável pela agência de marketing Brands Like Bands garante que esta experiência apenas terá impacto na sua vida se realmente se conseguir marcar a diferença na vida dos beneficiários deste projeto. «Quando pensamos que bastam 25 euros para uma pessoa ter água potável para sempre isso faz-nos equacionar e relativizar muita coisa na nossa vida», explica.

Para Fernando Barros, envolver o Parlamento Europeu numa iniciativa desta envergadura faz todo o sentido. «Em primeiro lugar, porque o Parlamento Europeu desempenha um papel importante na aprovação do orçamento da ajuda da UE, influenciando o debate e tomando decisões sobre questões sobre o desenvolvimento sustentável, a nível mundial. Em segundo, o resultado destas eleições irá moldar aquela que será a próxima liderança da Comissão Europeia, que tem o poder de iniciar e estabelecer políticas», enumera. Mas estes não são os únicos motivos. Para Fernando Barros, estas eleições vão determinar se os Objetivos sobre o Desenvolvimento Sustentável serão cumpridos e vão definir também a futura parceria com África. «Colocando este continente definitivamente num caminho autossustentável, de crescimento económico ou mantendo uma agenda improdutiva. Em 2018, A ONE iniciou uma campanha para mais e melhor ajuda e continuará a fazê-lo após as eleições. É crucial aumentar a consciencialização na futura liderança da UE no que diz respeito à luta contra a pobreza extrema e as promessas feitas para os mais pobres do mundo», destaca.

 

Ato de justiça e igualdade

 A ONE, explica Fernando Barros, acredita que a luta contra a pobreza extrema não é um ato de caridade mas sim de justiça e de igualdade. E o facto de estar associado ao Bono – vocalista dos U2 – é muito importante. «Este projeto foi fundado pelo Bono Vox e tem obviamente a sua gestão. O seu ativismo e dos U2 é algo que faz parte do ADN da banda, há uma coerência em todo esse trajeto que é alinhado com este mesmo projeto», conta, acrescentando que fazem falta mais iniciativas deste género: «São sempre poucos até se acabar com a fome no mundo, seja onde for».

E esta não é a única causa à qual Fernando Barros se dedica: através do Festival Brands Like Bands, que foi fundado em 2013 e que é o único festival com bandas de empresas do mundo, Fernando Barros – em conjunto com outros portugueses –, ajuda várias causas, que por sua vez ficam integralmente com todas as receitas da bilheteira sendo estas a gerir as mesmas. A nível pessoal, vai também colaborando com outras causas.

Ainda nas palavras de Fernando, a ONE é uma organização que toma medidas para erradicar a pobreza extrema e doenças evitáveis, seja fazendo lobby junto a líderes políticos em capitais mundiais ou a promover várias campanhas. Esta organização pressiona os governos a fazer mais para combater a SIDA e outras doenças evitáveis e tratáveis nos lugares mais pobres do mundo, capacitar pequenos agricultores, expandir o acesso à energia e combater a corrupção para que os governos prestem contas aos seus cidadãos. A ONE foi cofundada por Bono e outros ativistas, é estritamente apartidária e não realiza doações nem financiamento público.

E qualquer pessoa pode juntar-se a esta iniciativa como voluntário em www.one.org.