Jovem muçulmana torna-se na primeira mulher a posar de burkini e hijab na Sports Illustrated

“Não te mudes a ti própria, muda o jogo”

Chama-se Halima Aden tem 21 anos e tornou-se na primeira mulher a posar para a Sports Illustrated de burkini e hijab.

A modelo muçulmana nasceu no Quénia e deixou o campo de refugiados onde nasceu para se mudar para os Estados Unidos. Atualmente, Halima tem dupla nacionalidade e revela que está “muito honrada com o facto de a Sports Illustrated ter dado o passo para mostrar a beleza que têm as mulheres vestidas”, tudo isto numa sessão fotográfica que pode ser vista na edição de maio da revista norte-americana.

“As raparigas que usam hijab devem ter mulheres que admirem em toda e qualquer indústria (…) Agora vemos mulheres na política, mulheres de negócios, repórteres de televisão e outras mulheres de sucesso que usam hijabi em papéis de destaque, e essa é a mensagem que nós precisamos de passar”, disse a modelo, citada pela BBC.

A sessão ocorreu na praia de Watamu, no Quénia, pela câmara de Yu Tsai. E o lugar escolhido tem uma explicação. “Eu continuo a pensar na Halima de seis anos que, neste país, estava num campo de refugiados. Crescer e ir viver o sonho americano, regressar ao Quénia e fotografar para a SI num dos sítios mais bonitos do Quénia… Não podia ser sequer uma história inventada”, explicou Halima.

Já em 2018, Halima havia sido a primeira modelo de cor a usar hijab na capa da revista Vogue.