Assange condenado a 50 semanas de prisão por violar medida de coação

Jornalista, de 47 anos, leu uma carta em tribunal para pedir desculpa àqueles que se sentiram desrespeitados por ele

Assange condenado a 50 semanas de prisão por violar medida de coação

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi esta quarta-feira condenado a 50 semanas de prisão por ter violado as condições da medida de coação de liberdade condicional, que lhe havia sido aplicada em 2012, ao refugiar-se na embaixada do Equador em Londres.

Recorde-se que Assange pediu asilo político naquela embaixada em agosto de 2012, a fim de não ser extraditado para a Suécia, onde estava acusado de um crime de violação, num caso que entretanto já foi arquivado.

Segundo a BBC, o jornalista, de 47 anos, leu uma carta em tribunal para pedir desculpa àqueles que se sentiram desrespeitados por ele.

“Dei por mim a lutar contra circunstâncias terríveis…Fiz o que pensava que era o melhor naquela altura, e por isso espero que haja uma solução legal entre o Equador e a Suécia”, disse Julian Assange, na carta citada pela defesa.

O fundador do WikiLeaks enfrenta também acusações de conspiração por parte dos Estados Unidos por ter divulgado segredos do governo norte-americano. Agora, cabe à justiça britânica decidir se extradita o jornalista para os EUA, onde poderá enfrentar uma pena de prisão até cinco anos em caso de condenação.