PSP chamada à Ordem dos Enfermeiros

Em causa está a providência cautelar contra o Ministério da Saúde

O regresso dos inspetores da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde à Ordem dos Enfermeiros (OE) foi o motivo pela qual a PSP foi chamada à ordem.

Os inspetores deslocaram-se até à OE para cumprir a sindicância pedida pela ministra, mas elementos da Ordem não deixaram os inspetores entrar, tendo chamado a PSP.

À revista Sábado, a bastonária da OE, Ana Rita Cavaco, disse que os inspetores foram até à ordem, tendo afirmando que foram notificados sobre a providência cautela. No entanto, quando os elementos da OE lhe pediram para mostrar a notificação recusaram-se e também rejeitaram abandonar o local. 

"Os inspetores compareceram na Ordem dos Enfermeiros porque a senhora ministra da Saúde terá emitido uma declaração de interesse público no sentido de que a sindicância continue a decorrer pese embora a providência cautelar", revelou esta tarde o advogado da OE, citado pelo Diário de Notícias. No entanto, os elementos da OE disseram não ter conhecimento da declaração de interesse público e não deixaram os inspetores passar. "Os senhores inspetores saíram das instalações e tiveram menção de chamar a polícia, coisa que fizeram".

"Se de facto foi emitida a resolução de interesse público da parte da Ordem dos enfermeiros não haverá nenhum problema que os senhores inspetores prossigam o seu trabalho", completou o advogado.

Em causa está a providência cautelar apresentada pela OE, como forma de resposta à sindicância imposta pela tutela na semana passada. A providência acabou por ser aceite no Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa na segunda-feira e, para já, a sindicância encontra-se suspensa.

O  Ministério da Saúde tem agora dez dias para deduzir a oposição, se considerar necessário.

Recorde-se que ontem a OE revelou que quer que o Ministério Público investigue a sindicância pedida pela ministra da Saúde, Marta Temido, por suspeitar do crime de falsificação de documentos.