Mundial de sub-20. Lista portuguesa sem João Félix

O avançado do Benfica ficou de fora das opções de Hélio Sousa, abrindo-se a possibilidade de ser chamado por Fernando Santos para a final-four da Liga das Nações

Hélio Sousa anunciou esta sexta-feira os nomes dos convocados para a fase final do Mundial de sub-20, que se realizará na Polónia entre os dias 23 de maio e 15 de junho. Destaca-se a ausência de João Félix, o jovem avançado do Benfica que tem 19 anos e que era um dos potenciais selecionáveis – tudo indica que acabe por ser chamado por Fernando Santos para a final-four da Liga das Nações.

Sobre o tema, o selecionador de sub-20 – que se sagrou campeão da europa nos escalões de sub-17 e sub-19 com a grande maioria dos atletas que integram este lote – deixou a garantia de que o conjunto nacional "nunca é uma seleção fraca", mesmo não contando com João Félix. "Somos uma das referências da Europa e somos sempre uma das seleções mais fortes. É sempre difícil, devido à qualidade que esta geração tem demonstrado, por todo o envolvimento que há, mas não fico triste: Fico, sim, satisfeito por o João poder estar em espaços competitivos de excelência e a vivenciar experiências únicas", salientou o técnico.

Para Hélio Sousa, este grupo "tem capacidade para conseguir algo mais", aludindo à conquista da prova – algo que o próprio conseguiu enquanto jogador em 1989. "É uma geração que conseguiu algo único na Europa e que vai sentir-se muito motivada para conseguir algo mais. Parece que foi algo banal, apesar de nunca ninguém o ter conseguido. Eles vão querer afirmar-se novamente e deixar um marco para o país", realçou, considerando porém que "nestas fases finais é muito importante estar no espaço seguinte da competição, no caso nos oitavos-de-final, classificando desta forma os adversários no grupo F: "A Argentina tem uma geração de excelência, a Coreia do Sul tem sempre equipas muito organizadas e consegue formar excelentes equipas e a África do Sul é uma equipa diferente, do futebol africano".

Já a terminar a conferência de imprensa, Hélio Sousa não conteve a emoção ao ser questionado sobre a proximidade do fim do seu vínculo com a Federação Portuguesa de Futebol: após esta prova, irá assumir o comando da seleção principal do Barém. "Cada ano passado aqui tem sido maravilhoso. Só tenho de agradecer tudo o que me tem acontecido. O desejo é dar as melhores vivências a cada um dos nossos jogadores e vivenciá-las com eles. Tem sido extraordinário. É um prazer enorme trabalhar com os nossos jovens jogadores", salientou, soltando algumas lágrimas.

Refira-se ainda que, deste grupo, um dos quatro guarda-redes terá de ser excluído, reduzindo a lista de 22 para 21 jogadores. A chamada de quatro guardiães prende-se com o facto de Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto, poder vir a ser convocado para a final da Taça de Portugal, que se joga no dia 25, precisamente o dia de estreia da seleção nacional na prova, diante da Coreia do Sul. Se tal vier a acontecer, o jovem guardião portista falhará a fase final da competição.

A seleção nacional concentra-se na segunda-feira, dia 13, na Cidade do Futebol, em Oeiras, e viaja para a Polónia no dia 20. Depois da estreia frente aos sul-coreanos, seguem-se os embates com a Argentina, dia 28, e com a África do Sul no dia 31.

 

Lista de convocados:

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton), Luís Maximiano (Sporting) e Ricardo Silva (FC Porto)

Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (FC Porto), Francisco Moura (Braga), Diogo Dalot (Manchester United), Romain Correia (Vitória de Guimarães), Rúben Vinagre (Wolverhampton) e Thierry Correia (Sporting)

Médios: Florentino Luís (Benfica), Gedson Fernandes (Benfica), Miguel Luís (Sporting), Nuno Henrique (Chievo) e Nuno Santos (Benfica)

Avançados: Trincão (Braga), Jota (Benfica), Mesaque Dju (West Ham), Pedro Martelo (Braga), Pedro Neto (Lazio) e Rafael Leão (Lille)