PCP e BE consideram “elevados” os salários de eurodeputados

O vencimento mensal de um eurodeputado pode chegar aos 20 mil euros líquidos

O salário mensal de um eurodeputado pode chegar aos 20 mil euros líquidos, segundo as contas do consórcio de jornalistas em Bruxelas.

O site do Parlamento Europeu refere que o vencimento mensal dos eurodeputados é de 8757 euros brutos, o que corresponde a 6825 euros líquidos, depois de deduzidos o imposto comunitário e a contribuição para seguros e pensões.

A este valor somam-se ainda dois subsídios: um para despesas de alojamento e outro para despesas para o gabinete. 

Para as despesas com alojamento, os deputados recebem um valor fixo diário de 320 euros desde que assinalem a sua presença em reuniões oficiais, em Bruxelas ou Estrasburgo. Desta forma, se cada eurodeputado marcar presença nos 22 dias úteis, como qualquer funcionário, acresce ao seu salário 7.040 euros mensais. 

A este valor acrescem somam-se ainda 4.513 euros mensais para cobrir "despesas gerais" do seu gabinete onde estão previstas despesas com telefone, assinaturas, atividades de representação ou organização de conferências e exposições. 

Além destes subsídios, os eurodeputados são reembolsados dos seus voos, desde que apresentem os respetivos recibos. 

Para o BE “é impossível” considerar que estes valores “não são elevados”,diz Marisa Matias.

Já o PCP, através de João Ferreira, lembra que foi o “único” partido a votar contra o aumento do salário dos eurodeputados, defendendo que devem ter um “vínculo” à realidade nacional.