Marques Mendes diz que SIRESP não vai ser nacionalizado

Antigo líder do PSD diz que Estado respondeu às ameaças de corte de comunicações como uma possível nacionalização. No entanto, durante o fim de semana o Executivo tem vindo a negociar com a empresa que gere o sistema de comunicações de emergência e que haverá “aquisição de capital privado” de “modo amigável”

O antigo líder do PSD, Marques Mendes, avançou hoje que a rede de comunicações em situações de emergência, o SIRESP, não vai ser nacionalizada.  

Durante o comentário semanal na Sic, Marques Mendes revelou que “estão em curso negociações com vista a uma aquisição de capital privado do SIRESP” que vai ser firmado “por acordo, de modo amigável”.

No entanto, o social-democrata sublinha que as negociações que “estão bem encaminhadas” ainda “não estão concluídas”.

De acordo com Marques Mendes, a notícia avançada pelo Público que podia estar iminente a nacionalização do SIRESP estava “certa” mas que estão em curso as negociações.

A intenção de nacionalizar o SIRESP surgiu depois de a empresa que gere o sistema de comunicações de emergência ter ameaçado desligar os satélites de comunicação, caso o Governo não pagasse os mais de 11 milhões de euros que deve à empresa, tal como avançou na passada sexta sexta-feira o Jornal de Notícias.