Chamadas e SMS mais baratas na UE a partir de quarta-feira

. Estes passam a ter um custo máximo de 19 cêntimos e seis cêntimos por minuto, respetivamente, acrescido de IVA.

Vai entrar em vigor, a partir desta quarta-feira, um novo tarifário para as chamadas e mensagens internacionais na União Europeia. Estes passam a ter um custo máximo de 19 cêntimos e seis cêntimos por minuto, respetivamente, acrescido de IVA. A informação foi avançada pela Comissão Europeia.

Os novos tarifários máximos são fixados no seguimento do fim do roaming, em junho de 2017, e têm como objetivo intensificar a coordenação das comunicações eletrónicas e reduzir  as grandes discrepâncias de preços que se verificavam entre os Estados-membros.

Em média, segundo dados de Bruxelas, o preço normal de uma chamada intra-UE fixa ou móvel era três vezes superior ao preço normal de uma chamada nacional, sendo o preço normal de uma mensagem SMS intra-UE superior ao dobro do preço de uma mensagem SMS nacional. Em alguns casos, o preço normal de uma chamada intra-UE podia ser até dez vezes mais elevado do que o preço normal das chamadas nacionais.

Segundo um inquérito Eurobarómetro, Portugal apresentou a segunda menor percentagem (18%) de pessoas que disseram ter enviado SMS para correspondentes noutro Estado-membro no último mês (UE 23%), acima de Itália (17%) e depois da Estónia (18%). Irlanda, Luxemburgo (40% cada), Bélgica e Reino Unido (30% cada) registaram as maiores percentagens de inquiridos que enviaram mensagens SMS dentro da UE. Já em relação a telefonemas feitos para um número de outro Estado-membro, Portugal repete o terceiro lugar, tendo registado 15% (UE 18%), com a menor percentagem a ser apresentada pela Itália (8%), seguida de Espanha (11%). O Luxemburgo (54%), Chipre 40% e a Roménia (35%) apresentaram, por seu lado, as maiores percentagens de pessoas que disseram telefonar para números de outro Estado-membro da UE.