Politica

Costa afirma que Portugal está "seguramente chocado" com "desplante" de Joe Berardo

Em causa está a comissão de inquérito parlamentar à CGD

António Costa criticou, esta segunda-feira, durante o debate quinzenal, a postura de Joe Berardo na comissão de inquérito parlamentar à Caixa Geral de Depósitos.

“Acho que o país está seguramente chocado pelo desplante com que Joe Berardo respondeu na semana passada nesta Assembleia da República”, começou por dizer o primeiro-ministro, em resposta à líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins.

"Não me competindo a mim, aqui, falar sobre as anteriores gestões da Caixa. O que lhe posso dizer é que a atual gestão da Caixa, nomeada por este Governo, acionou Joe Berardo para pagar à Caixa o que deve”, acrescentou.

Recorde-se que, na ultima sexta-feira, na comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão da CGD, o empresário Joe Berardo afirmou que é "claro" que não tem dívidas, numa resposta à deputada Mariana Mortágua.

“Aquilo que tenho a desejar é que a justiça funcione e o que é devido seja naturalmente pago, porque não há nenhuma razão para que a Caixa perdoe qualquer tipo de crédito a quem tem a obrigação estrita de os pagar. Quanto à coleção, não temos qualquer informação sobre a penhora da coleção, mas tenho informação de que o protocolo de o Estado não abdicou de qualquer opção de compra”, completou.