Ramadão – A época do jejum

O culto no Ramadão, pode servir como meio de comunicação e como meio de orientação

O mês do Ramadão (teve inicio no dia 6 de maio de 2019), é o nono mês do calendário islâmico, é o mês onde os muçulmanos, maiores de idade (que são saudáveis e maiores têm obrigatoriamente que jejuar, os doentes, as grávidas e as crianças estão isentos de jejuar), jejuam do inicio da manhã (4,50 horas) até ao pôr do Sol (20,36 horas). (O exemplo aqui é o horário do jejum em Portugal Continental).

Este jejum é total, sem ingestão de líquidos ou sólidos, o ato de jejuar, inclui abster-se de beber, comer, abster-se de praticar qualquer tipo de ato imoral, e é condenado qualquer tipo de comportamento menos próprio com os praticantes de outros cultos. 

Sendo um dos pilares do islão, também neste mês é usual haver mais tempo para as orações, e é um mês onde os muçulmanos praticam vários atos de caridade. 

Hoje falo deste mês sagrado islâmico, porque este é o mês mais importante do calendário lunar para os muçulmanos, não é um mês comum, porque é o mês onde os crentes se aproximam mais do culto. 
No mundo há sensivelmente 1,5 mil milhões de muçulmanos que praticam este jejum. 
O livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão foi revelado no mês do Ramadão.

Durante o mês sagrado, os muçulmanos acordam cedo para comer uma refeição antes do amanhecer, que é designada por Suhoor, e quebram o jejum com o Iftar (refeição que é designada quando se pode voltar a comer, no pôr do Sol).

É muito frequente que as mesquitas tenham uma grande afluência de crentes, na hora do Iftar, especialmente para os pobres e mais necessitados. Orações noturnas chamadas Tarawih também são realizadas nas mesquitas após o Iftar.
Culturas diferentes têm diferentes tradições durante este mês, seja através de refeições mais elaboradas que são partilhadas em família e com os mais carenciados. Os princípios islâmicos, como a generosidade e benevolência, inspiraram a maioria dessas tradições, incluindo compartilhar comida e convidar os amigos e familiares para a hora do Iftar.

Os meses lunares duram entre 29 a 30 dias, dependendo de quando a Lua Nova é avistada. Se a Lua não for vista na noite do 29.º dia, o mês sagrado tem a duração de 30 dias.

A celebração do Eid al-Fitr marca o final do mês, quando os muçulmanos celebram o fim do Ramadão (o mês do jejum e da adoração).

Assim, os muçulmanos jejuam, e o jejum é um ato de adoração, uma forma de se aproximarem de Deus, e, uma maneira de se tornarem mais próximos dos que têm mais necessidades, também, é visto como uma forma de aprender a ser paciente e benevolente. 

A metamorfose evolutiva no sentido da comunicação através do jejum, desempenhou um papel central na emergência da forma distinta do muçulmano. O culto no Ramadão, pode servir como meio de comunicação e como meio de orientação. 
O alargamento com uma ênfase no jejum, parece exigir um complemento através do alargamento do quadro de referencia para o futuro do muçulmano praticante.