Centeno diz que esforço orçamental cresceu 37% face à anterior legislatura

Ministro das Finanças garante que Governo tem apostado no investimento.

O esforço orçamental cresceu 37% face à anterior legislatura. A afirmação é feita em comunicado pelo Ministro das Finanças, Mário Centeno que explica que o investimento público é financiado por duas vias: as receitas do Orçamento do Estado e os fundos estruturais provenientes da União Europeia.

De acordo com o Ministério das Finanças, o financiamento do Orçamento do Estado dirigido ao investimento entre 2012 e 2015, cifrou-se, em média, em cerca de 2.133 milhões de euros. Nos três anos seguintes, o esforço aumentou para 2.925 milhões de euros, o que significou um crescimento de 37,1%.

O ministério garante ainda que, no período entre 2012 e 2015, o Orçamento do Estado contribuiu para o investimento com 8.500 milhões de euros, enquanto de 2016 a 2018, esse valor foi superior a 8.800 milhões.

A nota refere ainda que mais de 80% do investimento público é hoje financiado com verbas do Orçamento do Estado.
“O esforço orçamental com o investimento aumentou nesta legislatura cerca de mil milhões de euros por ano, correspondente a mais de 0,5pp do PIB por ano”, lê-se no comunicado. “Ao contrário dos números repetidos à exaustão, a verdade é que o investimento não contribuiu para a consolidação orçamental; pelo contrário, se tivéssemos optado, erradamente, por manter o esforço orçamental da anterior legislatura teríamos um saldo orçamental que seria de cerca de 0,5pp inferior em cada ano”, acusa.

Centeno garante que esta legislatura caracteriza-se por uma aposta no investimento. “Não só a taxa de execução do investimento foi superior nesta legislatura, como o saldo orçamental tem acomodado, todos os anos um impacto de mil milhões de euros dessa execução”, garante o Ministro das Finanças que acrescenta ainda que o investimento público tem sido usado como fonte de um crescimento económico “virtuoso e responsável”.